Trilha dos 7 Vales Suspensos

Sem dúvidas o Algarve deixou uma marca em nossos corações. Um lugar de belezas extraordinárias e que esta na lista dos TOP 5 que já estivemos.

Quando pesquisava sobre o que fazer no Algarve e quais praias visitar descobri que existe uma trilha que liga diversas praias por meio de caminhos que beiram os vales e dão uma visão superior das praias mais lindas da região. Uma trilha de fácil acesso e que precisa ser adicionada no seu roteiro de viagem…

Placa de indicação do inicio da Trilha na Praia da Marinha

O percurso desenvolve-se ao longo de uma linha quase continua nas encostas, apenas interrompida por linhas de água que, na sua maioria, desembocam acima do nível do mar, dando origem aos vales suspensos que emprestam o nome ao percurso. A trilha propõe aos caminhantes um percurso de natureza estrondosa que se estende desde o Vale dos Centianes até a Praia da Marinha, tendo uma distância total de 5,7km.

Praia da Corredora

Vou contar um segredo. Nós não fizemos a trilha, pelo menos não do modo tradicional. Decidimos que não queríamos andar tanto, estávamos de carro e se fizemos a trilha completa daria mais de 11kms, porque teríamos que ir e voltar até o carro, foi ai que tive a brilhante ideia de fazer a trilha de carro. Sei que a experiência de carro nem se compara a fazer todo o percurso a pé, mas tenho que te dizer que foi incrível, não sinto que tenha perdido muito.

Nos hospedamos em Lagos e a Trilha fica a 40km de distância em Lagoa. Começamos a trilha pela Praia da Marinha, que ficava no ponto mais distante de Lagos e fomos “voltando” em direção ao Vale dos Centianis. É bem fácil de achar a entrada da trilha, ela é muito bem sinalizada, para chegar até ela é só colocar no maps, na Praia da Marinha tem um amplo estacionamento, deixamos o carro nele e saímos explorando. Se você estiver de carro recomendo começar pela praia da Marinha, o vale dos Centianis não tem lugar fácil para estacionar, é meio confuso deixar o carro lá.

Praia da Marinha

Já de cara o visual é esse da foto de cima, essa é a primeira vista quando sai do estacionamento. Ali embaixo fica a Praia da Marinha, para descer até ela tem uma trilha com escadarias, mas confesso que a vista de cima é muito mais bonita. Seguimos andando e logo em seguida tem a Praia da Mesquita, você vai perceber que as praias se ligam entre elas, então ao longo da trilha muitas vezes você nem vai perceber uma praia terminar e a outra começar.

Praia da Mesquita

Se optar em fazer o percurso de carro você deve parar em alguns pontos específicos para aproveitar o máximo possível do percurso. Uma vez que você estacionou consegue andar na trilha em ambas as direções e vislumbrar o percurso. Segue uma dica de paradas: Praia da Marinha, Praia do Benagil, Praia do Carvalho, Cabo do Carvoeiro, Farol de Alfanzinan e Vale dos Centianes. Assim você consegue visualizar boa parte da trilha.

Benagil Caves

Um dos lugares mais conhecidos da região que estampa os cartões postais é o Buraco do Benagil, ou Benagil Caves. Para chegar até ele é super fácil, é só estacionar na praia do Benagil e seguir a trilha em direção a Praia da Corredora. A caverna está no meio do caminho entre essas duas praias, e o lugar é muito lindo. Se eu tivesse que elencar as minhas preferidas dentre as que conhecemos eu colocaria a Praia da Corredora como a grande vencedora, em segundo lugar empatados a Praia do Benagil e o Benagil Caves e em terceiro a Praia da Marinha. Mas sinceramente, o lugar é fantástico e não tem nada igual. Cada lugarzinho da trilha que passamos tem um visual incrível, vou levar para sempre no meu coração, só espero ter a oportunidade de voltar.

Há, sobre a dificuldade da trilha, por se tratar de uma trilha longa ela é de dificuldade média, mas é muito bem sinalizada e o percurso, na sua maioria, é plano, com escadas e corrimões nas partes mais difíceis.

Vale dos Centianes

O que dizer para terminar. Poder estar e conhecer esse lugar foi um dos momentos altos da viagem, o lugar é de tirar o fôlego, as vistas são lindas, as praias são lindas, o percurso é lindo, foi uma experiência que marcou nossa vida. Espero que tenham gostado, esse realmente é um passeio que vale a pena colocar no roteiro. Reserve um dia inteiro para conhecer cada uma das praias que tem nessa região. É uma região muito linda, diferente de tudo 😉

Há, dica final….Ao chegar no Vale dos Centianes desça até a praia, ela é cheia de grutas e falésias esculpidas pela natureza que te leva por caminhos que levam a diferentes variações da praia. É lindo

Praia da Marinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: