Safari na África do Sul

Oi

Finalmente estou escrevendo sobre essa experiência maravilhosa. Sem dúvidas foi a mais aguardada e mais marcante já vivida e é um prazer compartilhar com vocês cada momento do que vivemos na Africa do Sul.

A viagem começou maravilhosa, a interação com os felinos foi um momento muito marcante, mas estávamos muito ansiosos para fazer o safári e ter uma experiência na savana africana. O local escolhido para fazer safári foi a reserva privada de Madikwe, a reserva faz fronteira com Botsuana e está localizada na Província Noroeste, na África do Sul, a cerca de 3,5 horas de carro de Johannesburg, em Gauteng. Está também a cerca de 40 km de Gabarone, a capital do Botsuana, oferecendo assim uma opção de chegada pelo Botsuana. Também é acessível através de uma pista de pouso dentro da reserva onde aviões pequenos  fazem o trajeto partindo do aeroporto de Johannesburg. Porém nós alugamos um carro e fomos dirigindo, rodovias muito bem pavimentadas e com boa sinalização fizeram o percurso ser bem agradável.

20180511_055454

20180511_060414

Madikwe Game Reserve é uma das poucas reservas de vida selvagem na África que é livre de malária, esse foi um fator que pesou na hora da escolha. Claro, isso e as muitas espécies selvagens que vivem no local. A reserva contempla os Big 5 e outros animais raros que são difíceis de serem encontrados, como a hiena marrom, chitas, o Aardwolf e também os cães selvagens.

 

Madikwe Game Reserve é uma reserva privada, ou seja, o público em geral não tem permissão para entrada, somente os hóspedes que tem reserva em um dos lodges tem acesso a reserva, isso impede a superlotação nos avistamentos de vida selvagem que tantas vezes ocorrem nos Parques Nacionais.

Ficamos hospedados 3 noites, isso significa que teríamos 6 games, como são chamadas cada saída para safári, porém tivemos um game extra para ver os guepardos, que estavam muito longe do lodge, na divisa com o Botsuana, rodamos quase duas horas para encontrá-los. A reserva é muito grande e nenhum game é igual ao outro, cada dia íamos para um lugar diferente e cada lugar tem um visual diferente. A reserva tem uma paisagem muito bonita, um vale rodeado de montanhas, a paisagem por si só já é algo encantador.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já no primeiro game vimos muitos antílopes, zebras, girafas, gnus, elefantes, rinocerontes e leões. Foi um primeiro dia incrível. Antílopes e zebras tinham muitos e em todos os lugares, tinham tantos que acabamos nem tirando tantas fotos. Sabe quando você vê o tempo todo e não da muita importância, é assim com os pobres bichos, hehehe.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como tenho muitas fotos, vou separar elas por animais, acho que vai ser mais fácil de mostrar. As girafas nos recepcionam na chegada da reserva, tinham umas quatro do lado da estrada e quando nos aproximamos elas entraram na frente do carro e caminharam pela estrada bem tranquilas, foi incrível e um belo comitê de boas vindas. Depois quando estávamos voltando do safári, já estava anoitecendo, nos deparamos com umas 5, no céu um vermelho e laranja do pôr do sol tornou o momento um verdadeiro espetáculo. Era o pôr do sol, o silêncio e as girafas, me arrepio quando lembro do momento.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com os elefantes não podia ser diferente, assim que chegamos no quarto tinha um elefante na frente da nossa varanda, foi pura adrenalina, a reserva já mostrava como seriam os próximos dias. No primeiro game nos deparamos com uma manada que estava passando, que animais mais incríveis, tinham adultos, jovens e filhotes, presenciamos até uma disputa de dois adultos que durante o embate chegaram muito perto do jipe, deu um frio na barriga. Depois quando estávamos indo no local onde viram os guepardos encontramos uma manada em um lago, todos bebendo, o lugar era lindo e os elefantes agregavam ainda mais beleza.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu estava na expectativa para ver um rinoceronte, sei o quanto são difíceis de ver e mais uma vez fomos presenteados. No primeiro game depois de ver antílopes, zebras, elefantes e leões eis que chegamos em uma fonte de água e lá tinham nada mais, nada menos que 5 rinocerontes. Quando chegamos tinham dois bebendo água, mas logo em seguida foram chegando os demais e no final tinham cinco animais lindos com o pôr do sol no fundo. Foi algo que não é possível ver em nenhum outro lugar do mundo, algo que só a Africa pode proporcionar. Mas não foi só isso, a noite voltando para o lodge ainda encontramos uma mamãe e um filhote e vimos rinocerontes várias outras vezes inclusive com filhotes.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

E o que dizer de quando encontramos uma matilha de cães selvagens? Eu tenho uma grande admiração pelos cães selvagens, sua forma de vida, sua força, sua lealdade, seu cuidado com todos os membros da família são características que fazem desse animal um dos meus favoritos, e a reserva de Madikwe é um lugar muito famoso por ter um grande número desse animal, porém este é um animal nômade e muito difícil de ser visto, o que torna seu avistamento ainda mais especial. Infelizmente esses animais estão na lista de extinção, eles estão sumindo gradativamente.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

E o rei da selva? O rei nos presenteou com sua presença já no primeiro game, um macho, duas fêmeas e filhotes dormindo. No segundo game vimos dois machos e uma fêmea, todos acordados, no terceiro game seguimos um macho enquanto ele demarcava seu território, no quarto game acompanhamos um momento intimo entre um macho e uma fêmea, teve uma família brincando, ou seja, quase enjoamos de ver leões. hehehe

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tão difícil quanto ver os cães selvagens esse animal esta na lista dos quase impossíveis de ver em um safári. Os guepardos são furtivos, difíceis de encontrar, o que torna seu avistamento um momento memorável. Estávamos tomando nosso cafe da manhã, tínhamos recém chegado do game quando nosso ranger veio nos avisar que tinham avistados dois guepardos e iriamos até la vê-los. Foi um caminho longo, os guepardos estavam na divisa com o Botsuana, mas valeu a pena cada quilometro rodado. Tínhamos tido a experiência de conhecer esse animal no Ukutula e fizemos interação com eles, mas ver assim na forma selvagem é muito diferente. Foi muito bom ter essa oportunidade e sou muito grata por viver isso. Eram dois machos que não se importaram com nossa presença, estava calor e eles estavam na sombra, depois começaram andar e seguimos eles por um tempo, foi lindo de ver.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

E por último mas não menos importante o pôr do sol. Cada dia foi muito especial para nós, foram experiências nunca antes vividas e duvido que possam ser vividas em outro lugar do mundo, estar na África e ver os animais ali tão perto vivendo em liberdade, selvagens, foi a concretização de um sonho. A Africa é um lugar muito especial, cada dia foi lindo e o pôr do sol era o encerramento perfeito para esses dias. Nós parávamos o jipe e apreciávamos o espetáculo da mãe natureza, sempre com senários de tirar o fôlego. Vou sentir muita saudade e espero ter a oportunidade de voltar.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os únicos animais que não conseguimos ver foi o leopardo e as hienas, o território é muito grande e é difícil de encontrá-los. Mas nossos amigos que ficaram mais dias la tiveram a oportunidade de ver esses animais.

Nossa como ficou grande! Espero que tenham gostado e no próximo post vou falar sobre o hotel e como é dormir na savana.

Beijos e até o próximo ♥

Um comentário em “Safari na África do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s