Viagem: Mergulho em Cozumel parte 1

Oi

Quem leu meu post com a programação da viagem para Cancun deve ter percebido que Cozumel não estava nos planos, e não estava mesmo, mas aconteceu tão natural e foi um dos passeios mais incríveis que fizemos.

Punta-Sur-Eco-Beach-Park-Cozumel-2-1-610x343
Punta Sur (Foto: Reprodução da internet)

Como descrevi no outro post nós alugamos um carro para os dois primeiros dias em que estaríamos livres para fazer passeios. E foi a melhor coisa que fizemos, chegamos em Cancún exaustos, a viagem é muito longa, a escala em Bogotá foi muito cansativa, no aeroporto pegamos o carro e fomos direto para o hotel. Se tivéssemos comprado algum passeio ou se dependêssemos de agência teríamos que cumprir horário, acordar cedo e não teríamos ânimo para sair, assim com o carro podíamos fazer nosso próprio horário.

No primeiro dia dormimos até um pouco mais tarde, pois estávamos muito cansados, acordamos e fomos trocar dinheiro, nem chegamos a trocar no aeroporto pois chegamos tarde e fomos direto para o hotel.

Uma dica incluível para quem não tem ou não comprou chip internacional. Foi muito útil, no aeroporto com todo tempo livre que tínhamos baixei o mapa off line de Cancún, com isso foi possível navegar em todos os lugares que a gente quis sem precisar de internet. Essa dica vale ouro! É possível ainda baixar um trecho completo, isso eu descobri depois, mas não fez falta, por exemplo de uma cidade a outra, você escolhe o trecho que precisa navegar e salva off line. Esse recurso é do Google Maps, não sei se é compatível para todos os celulares, acredito que sim né. Link com o passo a passo: Salvar mapas offline

maps-offline-tips-tips-w782

Voltando…

Como tínhamos o dia livre, e carro, decidimos conhecer a Playa del Carmen, o caminho até la é muito tranquilo, rodovias muito bem pavimentadas e sinalizadas. Playa del Carmen fica a 70km de Cancún e é porta de entrada para Cozumel. Sem pretexto nenhum rodamos até la e assim que chegamos ficamos boquiabertos com a beleza do lugar. Vale muito a pena ir até la, mar azul, água quente, um verdadeiro paraíso caribenho.

Playa-del-Carmen
Playa del Carmen (Foto: reprodução da internet)

Assim como todo lugar turístico o que não falta são vendedores oferecendo passeios, o que é até chato porque toda hora a gente é abordado, mas um vendedor nos abordou e começou a oferecer um mergulho em Cozumel. A gente tinha pesquisado sobre, e os valores não eram agradáveis, mas depois de muita conversa e muita negociação conseguimos baixar muuuito e fechamos um passeio nos principais pontos de mergulho Palancar, Columbia e Cielo.

Cozumel é uma ilha que fica a meia hora de Playa del Carmen, a travessia é feita de Ferry Boat. Devido um furacão que teve a um tempo atrás a parte da ilha que fica de frente para Playa del Carmen não tem areia, os principais pontos de mergulho ficam nessa área, no mapa é possível ver onde tem arrecifes e onde ficam os pontos de Palancar e Columbia. São diversos pontos, tanto para snorkel como para mergulho com cilindro.

map-of-mexico-cancun-and-cozumel-10-maps-update-501652-for

Nosso passeio era para mergulho de snorkel, já que não temos nenhuma experiência com cilindro. No valor do passeio estava incluído o snorkel, mas nós levamos os nossos, e é isso que recomendo, os snorkels oferecidos pelas empresas não são descartáveis, e nem são higienizados adequadamente, eles só passam uma água, ou melhor, colocam em um balde com água. Nojento né, mas para os que não querem usar esses podem comprar novinhos.

Depois de fechar o passeio pegamos o ferry e fomos para Cozumel, são 3 as opções de empresas que fazem a travessia, nós viajamos com a Ultramar que era a mais barata, porém ela tem poucos horários durante o dia, mas as demais tem mais opções de horários. São as companhias, Ultramar, Mexico Water Jets e Barcos Caribe. O horário de funcionamento é das 7 as 23hs. As saídas acontecem de hora em hora, em alguns horários a cada meia hora.

Hammocks_and_Ruins_Riviera_Maya_Mexico_Explore_What_to_Do_Yucatan_Playa_del_Carmen_Best_Beaches_17
Pier em Playa del Carmen (Foto: reprodução da internet)

O passeio dura em torno de 30 min, no ferry vendem água, refrigerantes e salgadinhos, tem ar condicionado e wiffi. A vista da água super azul é incrível, o passeio é muito legal.

ferry-en-playa-del-carmen
Ferry Boalt da empresa Ultramar (Foto: reprodução da internet)

Na chegada em Cozumel nem tivemos tempo de olhar nada, nosso passeio saia em seguida, as agências que vendem passeios ficam dentro do terminal, para os que compram passeio em Playa del Carmen é só se dirigir até a agência e se apresentar, eles dão um “vale passeio”. É na agencia também que você deve pagar a taxa de preservação que é de U$ 3,00 por pessoa, pode pagar em dólar eu peso.

Terminal-Ferry-boat-Cozumel
Terminal de Cozumel (Foto: reprodução da internet)
FotosCozumel2
Agências dentro do terminal de Cozumel (Foto: reprodução da internet)

O passeio é bem divertido, acontece em um barco com fundo de vidro, não se enganem, não é um “fundo de vidro” é mais uma “caixa” com um vidro, portanto não se iluda com isso. Mas o passeio em si é legal, os guias foram bem divertidos, fazendo brincadeiras e explicando um pouco sobre cada lugar. Nos barcos tem água, refrigerante e cerveja liberados.

Vou deixar para falar sobre cada lugar de mergulho em outro post se não esse vai ficar muito gigante.

Espero que tenham gostado até aqui, beijos e até o próximo.