Viagem: Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama

Uma coisa é certo, se você for pro Atacama tenha consigo uma boa memoria na sua câmera porque vai precisar, cada dia e cada passeio serão milhares de fotos, os lugares são de uma beleza indescritível e você vai querer registrar tudo.

Meu terceiro passeio foi para conhecer o Salar do Atacama e as Lagunas Altiplanicas. Se prepare porque vem ai um bombardeio de fotos…

Laguna Miscanti

A saída para o passeio é cedinho, quando os passeio começam cedo o ideal é estar usando camadas de roupas para ir tirando ao longo do dia, a manhã é gelada mas assim que o sol sai a temperatura muda. Usei uma bota de couro confortável em todos os passeios, nas fotos da pra ver o estado que ela esta, heheh, e usava short e meia calça, fácil de tirar e colocar.

O passeio até as lagunas é por si só encantador, a paisagem contrasta entre o azul do céu, o avermelhado da terra e o amarelo da vegetação, essa vegetação parece um capim fofinho e confortável, da vontade de deitar, mas é mais um espinho duro e de confortável não tem nada.

Durante o caminho passamos por uma fox que estava atravessando a rua e seguiu seu caminho sem se importar com nossa presença.

Esse passeio foi o primeiro com variação de altitude, as lagunas ficam a mais de 4mil metros de altitude, para não sofrer nenhum desconforto tomei um chá de coca e levei algumas folhas para mascar caso sentisse alguma coisa, e em nenhum dia senti absolutamente nada.

Ao chegar no topo da montanha a surpresa, tão lindo que fiquei sem palavras. A primeira e maior é a Laguna Miscanti que tem uma extensão de 15km2 é abastecida pelas chuvas e pelo degelo, no inverno fica completamente congelada.

Parada para pagar a entrada (eu já comprei a entrada no pacote então só parei para fotografar mesmo).

Enfim seguimos e descemos para se encantar com a beleza do lugar… Peço desculpas pelo vídeo amador..

Laguna Miscanti

Infelizmente ou felizmente não se pode chegar perto da Laguna, é permitido andar somente dentro da trilha de pedras, isso para preservar o lugar.

Que tal morar nessa casinha? ninguém mora nela, ela apenas é usada pela guarda do local, também tem banheiros para os turistas usarem.

Logo adiante esta a Laguna Minioues, um cartão postal, uma pintura, um papel de parede do windows, não sei como descrever, só posso dizer que é a mais linda que já vi na vida.

Laguna Minioues

A lagoa é o berço de reprodução de la Tagua Cornuda, uma ave que constrói seus ninhos em plantas aquáticas, põe de 2 a 5 ovos.

Depois do passeio o grupo se reuniu para um almoço no povoado Socaire que se destaca pela culinária tradicional. Foi ótimo recarregar as energias. O passeio foi no dia 24 véspera de Natal, foi um momento de confraternizar com o grupo.

Nesse dia o passeio passou pelo Salar to Atacama, onde fica a Laguna Chaxa que em período de acasalamento esta repleta de Flamingos, infelizmente não era período de acasalamento, mas tinha alguns.

O Local contrasta o branco do sal, com o rosa das pedras e o azul da água e do céu, é lindo. O cheiro de sal no ar é algo totalmente diferente.

Há, aqui o sol castiga então proteção é muito importante. Óculos de sol, chapéu, protetor solar, e eu usava esse cachecol sobre os ombros para não queimar.

Salar do Atacama

O passeio é longo e termina por volta das 16hs, antes de regressar passamos pelo povoado de Tocanao onde é possível comprar artesanato, la tem uma senhora que cria lhamas, pedi licença e fui me desculpar por ter comido as amigas delas, hehehe.

Esse passeio foi o mais caro, custou CLP 45.000,00 em torno de R$216 com o almoço incluso, realizei pela empresa Turistuor com quem fiz todos os passeios e o translado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.